quinta-feira, 20 de novembro de 2014


















A diagénese de sedimentos de origem vegetal, a turfa, origina carvões progessivamente mais ricos em caborno e com maior poder combustivel, desde lignite á antrecite, passando por carvões betuminosos

Mapa de Conceitos!!!



quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Classificação e identificação  de rochas!!
As rochas sedimentares apresentam diferentes origens e formam-se em ambientes muito diferentes e variados, pelo que existem  em grande número e diversidade!!

existem as rochas detríticas, quimiogénicas  e biogénicas...

As Rochas detríticas são formadas a partir de fragmentos de outras rochas ou de minerais!! no caso dos sedimentos, como as argilas ou areias, a rocha sedimentar não se encontra consolidada, pois a digénese ainda não ocorreu. 
A posterior ligação destes sedimentos detríticos com um cimento natural dará origem a uma rocha consolidada, como o argilito, o arenito ou o conglomerado.


Argila
Argilito

Areia

Arenito




Rochas quimiogénicas- Estas rochas formam-se por precipitação  de substâncias dissolvidas na água. O calcário e o Sal-gema são exemplos deste tipo de rochas sedimentares!!                                                                           



                                                                                   


Continuação:



A formação de uma rocha sedimentar depende, em geral de um conjunto de etapas: a meteorização, a erosão, o transporte, a sedimentação e a diagénese.


Meteorização: consiste na alteração das rochas expostas á superficie da terra. Esta alterção do material rochoso pode ser física e quimica!! A rocha é sujeita a meteorização fisica  quando é desagregada por ação do clima ou dos seres vivo, sem modificações  das suas propiedades quimicas. Se os seus minerais sofrerem modificações por reação com a água ou com o ar, terá ocorrido uma meteorização  química.


Erosão e transporte: A erosão verfica-se se houver  remoção dos detritos rochosos que sofreram meteorização. Isto pode suceder por ação da águas das chuvas, dos ventos, dos gelos,dos glaciares, dos rios das ondas e marés que arracam e separam os fragmentos rochosos. Havendo deslocação dos materiais erudidos para outro local, ocorre transporte. Estes movimentos dos detristos podem ser devido á gravidade e á energia dos ventos, dos glaciares ou das correntes dos rios e dos mares.










Sedimentação e diagenese- ->Transporte
Os materiais resultantes da meteorização são, em regra, transportados pela água e pelo vento para outros locais.
Durante o transporte sofrem modificações como arredondamento e granotriagem.

--> Sedimentação

Ocorre quando o agente transportador perde energia e os materiais transportadores ficam depositados.
A deposição dá-se, geralmente em camadas sobrepostas, horizontais e paralelos, sobretudo quando ocorre em ambientes aquáticos.
Cada nova camada que se forma sobrepõe-se e comprime as mais antigas, situadas por baixo dela.


--> Diagénese
Conjunto de processos fisico-quimico que intervêm após a sedimentação e pelos quais os sedimentos se transformam em rochas sedimentares.
Dentro deste processo ainda podemos encontrar outros dois:

> Compactação

È a compressão de sedimentos pelas camadas superiores que sobre eles se foram depositandoi, com consequente expulsão de água e diminuição do seu volume.

> Cimentação

È o preechimento dos espaços entre os sedimentos por novos minerais que resultam da precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água.

Estes materiais formam um cimento que liga as partículas, formando uma rocha consolidada







terça-feira, 18 de novembro de 2014

                     Rochas sedimentares
A constante transformação das paisagens geológicas é provocada por três agentes principais: água,vento e seres vivos....
 Os rios e os glaciares possuem energia para remover e transportar os detritos rochosos a longas distâncias. Quando essa energia diminui, os fragmentos deixam de ser atrasados e depositam-se.




Transporte de fragmentos rochosos por um glaciar.
Transporte de fragmentos rochosos por um curso de água.




ação do vento-  O vento também exerce a sua ação sobre as rochas, promovendo o seu desgaste e desagregação e realizando o transporte das areias.

 Acção dos seres vivos- A alteração e desagregação dos materiais rochosos podem ser provocadas pelos seres vivos, sendo a intromissão e crescimento de raízes de plantas nas fissuras das rochas um  dos fenómenos mais comuns.





Formação de rochas sedimentares
As rochas sedimentares representam cerca de 6% do total das rochas da crusta terrestre. No entanto cobrem, cobrem cerca de 75% da sua superficie.  
Estas rochas têm origem na acumulação e compactação de destristos rochosos ou orgânicos, os sedimentos,que resultam  das actividades geológicas e biológicas que decorrem na superfície do planeta.

As areias, os arenitos, os calcários e o sal-gema são exemplos de rochas sedimentares. 









sexta-feira, 14 de novembro de 2014

                                             Identificar os minerais !! ;)


Na ultima aula tivemos de fazer uma actividade ou seja a actividade consistia em identificar os minerais ... :)

Queres experimentar?? :o então vamos lá!!

Os materiais necessários são :
-Tesoura/canivete;
-Uma moeda (pode ser uma moeda de 1 cêntimo)
-Uma lâmina (Para observar se o mineral risca)
-Ácido clorídrico;
-Um mineral.
Tens de fazer:
-Tens de com a tua unhas tentar riscar o mineral, com a moeda, a tesoura também.
-DE seguida, com o ácido clorídrico coloca uma gota sobre o mineral e vê se ele 
 faz efervescência.